Blog da Noruega

Fique por dentro das novidades e descubra tudo sobre o mercado imobiliário.

<< Voltar para Início << Blog << Dicas para economizar e comprar a casa própria

Dicas para economizar e comprar a casa própria

Publicado em 24/11/2020

O imóvel próprio é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Seja por independência ou estabilidade, todos têm o desejo de possuir um lugar que seja seu. Porém, para esta compra, é necessário muito planejamento e disciplina. Por isto criamos esse conteúdo com dicas para lhe ajudar a se organizar financeiramente e obter o seu lar, tão esperado.

Primeiramente, entenda suas finanças

Antes de ter metas, buscar o imóvel e mudar seus hábitos, é necessário ter uma ideia geral sobre sua receita e despesas. Faça uma planilha com todos os seus gastos mensais fixos e variáveis, o mais minuciosamente que puder. Não se esqueça de custos sazonais, como IPVA ou material escolar. Entendendo isto, você vai analisar o que poderá cortar, reduzir, o que realmente será uma conta necessária e o valor que você tem condições de guardar mensalmente. Se não gosta da ideia de utilizar uma planilha, há vários aplicativos de gerenciamento financeiro para baixar e utilizar com este fim.

Trace metas

Estude o mercado imobiliário. Veja qual o tipo de propriedade deseja adquirir, valores, taxa de juros, opções de financiamento e crédito do mercado, quanto tempo vai levar para juntar o dinheiro da entrada, montante que irá economizar por mês, entre outros encargos.
Com um objetivo definido, estipule seus prazos e metas. Assim será mais fácil focar e fazer certos esforços em prol daquilo.

Reduza custos

Lembrando que não é necessário cortar tudo o que se gosta, afinal, a aquisição de um imóvel é um investimento a longo prazo e você tem necessidades de lazer e diversão. Apenas procure reduzir. A frequência com que pede comida em restaurantes ou pegar um pacote de TV a cabo mais simples, por exemplo, já ajuda a deixar seus gastos mais enxutos.

Evite comprar por impulso

Comece a avaliar melhor as suas compras e evite fazê-las por impulsivamente. A falta de planejamento é responsável por boa parte destas compras, que podem tornar inúteis todos os esforços para poupar dinheiro. Você não precisa parar, mas também não deve adquirir coisas desnecessárias apenas por consumismo, mantenha-se focado no seu objetivo principal e saiba que a recompensa será muito maior no final.

Guarde dinheiro mensalmente

Para se obter um imóvel, é necessário dar no mínimo 20% do valor da propriedade como entrada no negócio. Se desde já você adequar o seu orçamento, o montante que você poupar com este hábito, poderá ajudar nesta entrada. Além de que ficará mais fácil quando começar a pagar as parcelas de sua futura aquisição imobiliária, pois estará acostumado e suas finanças estarão organizadas.

Alcançar esta conquista não é fácil, é preciso ter em mente que este sacrifício será em troca da realização de um sonho. Aprenda a juntar dinheiro e escolha a alternativa mais viável para seu bolso. Com um bom planejamento, tempo e um pouco de esforço, logo estará se mudando para seu novo lar.

 

Categorias:
Compra e venda

Deixe um comentário: